sábado, 5 de outubro de 2013

Conheça o Banco de Séries

DUH Olá, galera! Hoje eu vou trazer pra vocês uma entrevista super bacana com o dono do Banco de Séries, Alex Palombo. Este campineiro, que é formado em Ciências da Computação e também programador, é responsável pela criação e o sucesso do site que é o melhor e maior media tracker brasileiro! Nele, os seriadores podem marcar os episódios que assistem para não se perder, dar notas e também comentar tudo o que acham dos seus programas de tevê com outros fanáticos. Vamos à entrevista?

Imagem

Imagem

DUH Antes de mais nada, para a galera conhecer você: Quem é o Alex Palombo? O que ele faz?
ALEX Sou formado em Ciências da Computação pela Unesp, trabalho em uma empresa multinacional como Administrador de Redes Linux, e nas horas vagas programo PHP / mysql.

DUH Como surgiu o Banco de Séries?
ALEX Sou antes de tudo um grande fã de séries de TV, daqueles que acompanham blogs, podcasts e todo tipo de social TV. Uma vez conversando a blogueira @camisbarbieri (seriadores, seriemaniacos), descobri uma lacuna nesta área de media tracker aqui no Brasil e chegamos a conclusão que um site como o "Banco de Séries" cairia como uma luva para os seriadores como nós. Aí foi questão de unir o útil ao agradável. É bem mais fácil você desenvolver um produto onde você é um heavy user. Eu sinto na pele quando vejo bugs ou quando vejo a necessidade de uma nova feature. 

DUH Quantas pessoas fazem parte da equipe?
ALEX Eu sou o único desenvolvedor, mas temos cerca de 20 ou 30 administradores que podem tanto adicionar novas séries, como moderar comentários e tudo mais. Além disso, alguma atividades como edições de sinopse, adição de fotos são liberadas para qualquer usuário do site. O grupo do Banco de Séries no Facebook também tem usuários que contribuem de forma efetiva para a melhoria do site. 

DUH Qual a maior dificuldade na hora de manter o site? O que é que dá mais trabalho?
ALEX O maior trabalho é manter o nível de qualidade em relação a velocidade e acessos no site. É necessário uma vigilância constante nos servidores e banco de dados para saber se tudo está dentro dos conformes. A quantidade de dados processada está cada vez maior e o servidor tem que dar conta! 

DUH Quais são as séries que possuem maior repercussão, acessos e comentários?
ALEX Nesta Summer Season a série "Under the Dome" surpreendeu bastante em quantidade de comentários e repercussão. Temos algumas séries teen que também fazem bastante sucesso no site, como "Pretty Little Liars", mas nestas últimas semanas a reta final de "Breaking Bad" tem sido o centro das atenções. Esta nova série da Fox - "Sleepy Hollow" promete ficar nos trendings por muito tempo também. 

Imagem

DUH Como nasceu a sua paixão por seriados?
ALEX Começou com "Lost". Antes de "Lost" eu nunca tinha acompanhado uma série do começo ao fim, sempre assistia esporadicamente na Sony ou Warner. 

DUH Ultimamente não temos apenas grandes séries americanas, mas também de outros países se destacando, como as séries britânicas, australianas e de outros lugares da Europa, você tem alguma preferência?
ALEX Eu adoro série britânica. Elas estão cada vez mais presentes na minha watchlist, mas os EUA ainda são maioria na minha grade, com "Breaking Bad" no topo da lista. 

DUH O que você pensa a respeito das produções brasileiras?
ALEX Tem coisa boa. Tem minisséries da Globo de altíssimo nível, tem séries na HBO também muito boas. Eu assisto sempre que possível. A mais recente que vi foi "(F.D.P)" que infelizmente só teve uma temporada.

DUH Nos últimos anos temos visto muitas séries sendo canceladas facilmente e quedas nas audiências. Você acredita que há um desgaste nos temas e emissoras?
ALEX Sim. Quando vêem que um tema dá certo eles tentam explorar de forma insana o tema com outras séries. O tanto de séries tipo "Lost" que surgiram é grandioso. Séries com temas de vampiros e sobrenaturais também viraram moda. E sempre tem as séries de herói que possuem um público fiel, não importando a qualidade. Em todo caso eu tenho fé que essa "Fall Season" vá nos trazer alguma coisa interessante. 

DUH Quais as suas maiores apostas para esta Fall Season? E o que você acha que irá fiascar?
ALEX De comédia acho que "Brooklin 99" vai dar certo. Não levo fé em 'Dads" do Seth Mcfarlane, acho que flopa. 
Em drama , tem a "Agents of SHIELD" e a "Almost Human", que devem dar certo (pelo menos em qualidade), e acho que os Sci-Fis da CW não tem vida longa, apesar de eu torcer para que a emissora cresça e que séries como "The Hundred" vinguem. 

DUH O Banco de Séries se destaca por ter uma equipe ativa e que sempre procura melhorar o site constantemente. Quais são as próximas novidades?
ALEX O que mais pedem são aplicativos para Android e IOS. Infelizmente um profissional que programa nestas plataformas não é tão barato. Pretendo criar uma API para que qualquer desenvolvedor possa criar seu próprio aplicativo do banco de Séries, e assim aumentar a chance para que um aplicativo possa surgir em um curto espaço de tempo. 
Além disso pretendo cuidar um pouco mais dos novos usuários. O site não é tão fácil para quem começa. Não há howtos, wizards, ou helps para facilitar a vida de quem começa. O botão recém adicionado de Criar/Atualizar sua grade é o primeiro passo nesta direção.

DUH Muito obrigado pela sua participação, Alex. Parabéns pelo excelente trabalho! Todos que quiserem conhecer o Banco de Séries, não deixem de acessar o site e seguir o twitter também! E quem quiser adicionar meu perfil lá, será bem vindo! Valeu gente e até a próxima!

Um comentário:

Deixe sua opinião!