quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O mestre do suspense

Imagem

DUH Sir Alfred Joseph Hitchcock (1899 - 1980) foi um dos cineastas mais marcantes, instigantes e charmosos de todos os tempos. É impossível pensar na história do cinema e não citá-lo. Nascido em Londres, Hitchcock foi um homem que criou novas formas, reinventou linguagens e estéticas com seus filmes, sempre impactantes. De origem humilde, sua história de amor com o cinema começou no início da década de 20, quando trabalhou desenhando legendas no cinema mudo. A partir de então, ele acumulou um bom aprendizado como assistente de direção e montador, e em 1925 lançou seu primeiro filme, que nunca foi concluído, "The Pleasure Garden". Mas este foi só o começo de uma longa e extensa carreira, pois depois disso vieram muitos filmes e sucessos dentro da Inglaterra. Em 1939, Hitch mudou-se para os Estados Unidos, começou a trabalhar em Hollywood e já no ano seguinte venceu um Oscar de Melhor Filme por "Rebecca". Nas três décadas seguintes, Alfred Hitchcock dirigiu praticamente um filme por ano em Hollywood. E dentre tantas obras e sucessos, existem trabalhos do diretor que estão eternizados até hoje, como "Disque M para Matar" (1954), "Janela Indiscreta" (1954), "Ladrão de Casaca" (1955), "Um Corpo que Cai" (1958), "Psicose" (1960), "Os Pássaros" (1963), entre outros títulos clássicos da telona. E como se não bastasse, ele também teve um seriado premiado na tevê americana, chamado "Alfred Hitchcock Presents", onde tinha vários episódios criminais, e o que aumentou ainda mais a sua popularidade. 

O que mais se destaca nos trabalhos de Hitchcock são as histórias envolventes, o mistério, o suspense bem executado e as cenas antológicas, como a famosa cena do chuveiro em "Psicose".

Imagem

Só o filme "Psicose", que foi realizado em preto e branco por opção do diretor para não ficar "ensanguentado demais", sintetiza todo o talento de Alfred Hitchcock, que ganhou e continua ganhando releituras em inúmeras obras na televisão e no cinema pelo mundo inteiro; imortalizou o personagem Norman Bates e hoje serve de inspiração para um dos sucessos do momento na tevê americana: a série "Bates Motel".

Profundo conhecedor da parte técnica de como se fazer filmes, Hitch não era um diretor que se limitava. Perfeccionista e exigente, ele se envolvia minuciosamente em todos os detalhes dos seus trabalhos e não se contentava em agradar os executivos da indústria cinematográfica. Muitas vezes bateu de frente com as grandes produtoras, ficou sem dinheiro e lutou para executar suas obras do jeito que acreditava que devia ser feito.

Ainda em "Psicose", o próprio Hitchcock foi responsável pela célebre música que toca na cena do chuveiro e acabou se transformando num dos maiores símbolos do filme e do suspense até hoje. Quem nunca ouviu essa música?

Outro grande sucesso do cineasta foi "Os Pássaros", que conta a história de uma pequena cidade que passa a ser atacada por pássaros de todas as espécies e é assolada por este fato estranho. Todos os elementos de um bom filme de suspense, são facilmente encontrados neste filme, que gera discussões e debates entre os cinéfilos do mundo todo.

Imagem

Além do brilhantismo com o jogo de imagens, sombras, sons e câmeras nos longas de Hitchcock, não se pode deixar de destacar a presença de grandes atores em seus filmes e sobretudo grandes musas da história do cinema como Grace Kelly, Doris Day e Janet Leigh. E também era comum a presença do próprio Hitch na figuração de seus filmes. 

Durante a sua vida, Alfred Hitchcock foi indicado "apenas" 5 vezes ao Oscar de Melhor Diretor e nunca venceu. Mesmo assim, muitos o consideram o melhor diretor de todos os tempos. E não há dúvidas de que ele realmente seja, afinal, ele foi um dos poucos diretores, se não o único, que tinha a incrível capacidade de fazer com que o espectador se tornasse um participante de seus filmes.

Agradecimentos: Starz/Expertv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!